CID 10

O cid10app.com é uma ferramenta responsável por obter mais informações sobre as patologias catalogadas pela Organização Mundial de Saúde. As informações presentes neste site são complementares e não devem substituir a relação entre os visitantes e seus médicos.

O que é CID 10?

CID 10 significa Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Publicado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, tem por principal caráter a identificação de doenças.

cid10app.com é responsivo

Para que serve o cid 10?

Com o objetivo de identificar as doenças, o CID 10 visa à padronização das doenças, conforme sua classificação. Tem por objetivo principal, auxiliar na comunicação entre os profissionais da área de saúde, através do monitoramento da incidência e prevalência de enfermidades a nível universal.

O uso do CID 10 entrou em vigor no ano de 1992, em aprovação pela OMS, sendo utilizado até o momento. Lembrando que, a OMS constantemente promove atualizações anuais, porém atualizações de pequeno porte.

Tabela CID

O uso do CID é feito através de uma tabela, chamada tabela CID. Nessa tabela, encontramos uma divisão de quatro níveis, onde são organizados o tipo e categoria de doença. Atualmente, encontra-se nessa tabela: 22 capítulos, 275 grupos, 2045 categorias e 12.451 subcategorias.

Consultar CID 10

Consulte abaixo por códgio, nome ou descrição da doença.

Como usar a tabela CID

A tabela CID é usada por profissionais de saúde, como os médicos, por exemplo, que fazem o uso do CID na elaboração de atestados médicos.

Para elaborar um diagnostico e atribuir o CID correto, de acordo com a enfermidade apresentada pelo paciente, deve-se levar em consideração os Capítulos presentes na tabela.

Cada capítulo da tabela corresponde a um determinado conjunto de enfermidades. Dentro desse conjunto de enfermidades, é possível também relacionar com uma grande variedade de: sintomas, sinais, aspectos anormais, causas externas, circunstancias sociais, e outros.

Para cada estado de saúde, uma única categoria é atribuída, é o CID 10.

Lembrando que, o código CID não deve ser utilizado em guias médicas, destinados a procedimentos médicos.

Para entendermos melhor o uso da Tabela CID, vamos citar um exemplo abaixo:

Paciente apresenta um quadro infeccioso, com sequencia de vômitos, náuseas e outros sintomas anormais. O médico vai avaliar o paciente, através de um conversa e possivelmente exames, e então, detectará que o mesmo apresenta uma infecção no intestino.

Essa infecção, com os sintomas que o paciente se queixou, apresenta um quadro similar à salmonela.

  • Capitulo: 1 – que corresponde à doença infecciosa no intestino
  • Grupo: A00-B99 – corresponde à doença infecciosa e parasitária
  • Categoria: A02 – Outras infecções por Salmonela
  • Subcategoria: A02. 9 – Infecção não especificada por Salmonela.
fechar